SOMOS PARTES DO UNIVERSO

À proporção que os cientistas avançam nos estudos sobre os chamados mistérios da realidade, fica mais evidente que todas as coisas do Universo estão de alguma forma relacionadas umas às outras de maneira profunda.

Por isso, coisas que até então estavam restritas ao campo religioso e espiritualista, estão se tornando em consenso na Ciência, exatamente pela comprovação da existência dessa interdependência entre as coisas.

Podemos resumir esse entendimento na frase do astrônomo Carl Sagan: “Somos todos poeira das estrelas”.

Isso significa, de maneira básica, que todos os elementos formadores de nosso corpo físico, das rochas, dos vegetais e de tudo o mais que existe em nosso planeta, existem no Universo, o que nos torna partes desse todo.

No contexto da química, as plantas sintetizam o gás carbônico e eliminam o oxigênio. Os animais, incluindo a nossa espécie humana, fazem o processo reverso, respirando o oxigênio e eliminando o gás carbônico o que mantém uma relação de interdependência entre os vegetais e os animais.

Tudo isso são conhecimentos e visões relativamente novos, pois transcendem até mesmo a nossa concepção de tempo e de espaço